quarta-feira, 25 de julho de 2012

O que fazer com aquela grande vontade de comer doce?

Oiee gente, tudo bem com vocês? Hoje eu estou aqui pra falar do meu mais novo vicio. Bateu aquela vontade de comer doce e não tem nada em casa? Nem uma latinha de leite condensado? A solução é essa: Bolo de Caneca! Virou meu vicio porque eu geralmente passo por essa agonia de querer doce loucamente e não haver nada aqui em casa, e é tão fácil que dá vontade de fazer o tempo todo hahaha.

Fazia tempos que eu caçava uma receita que desse certo, acabei tentando três e nunca ficava extremamente satisfeita, sempre faltava alguma coisa: ou ficava seco demais ou cru, ou doce demais ou sem gosto, mas finalmente encontrei a receita perfeita, que já fiz várias vezes e vou repassá-las a vocês. O legal do bolo de caneca também é a versatilidade dele, você pode colocar o que quiser na massa, fazer cobertura ou não, é só usar a imaginação e as coisas que tem na sua casa. Então sem mais delongas, vamos lá :)



Bolo de Caneca 

Ingredientes: 

- 1 ovo 
- 4 colheres de sopa de leite
- 3 colheres de sopa de óleo 
- 2 colheres de sopa de achocolatado                
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de café de fermento





Modo de fazer:

* Na caneca mesmo, onde o bolo vai ser feito, bata o ovo, e vá misturando os ingredientes, exceto o fermento, aos poucos sempre mexendo para que fique bem homogêneo (fica mais difícil de obter isso quando coloca tudo de uma vez), deixe a farinha por ultimo e bata mais um pouco.

*Coloque o fermento, e misture bem devagar.

*Leve ao microondas por 3 minutos (tempo médio), observe se ele está bem cozido se não, coloque mas 30 segundos, e assim por diante.

*Agora é a parte divertida, que você pode fazer ou não haha, você pode colocar cobertura, confeitos o que quiser para deixar seu bolo bem gracinha e mais gostoso, fica a seu cargo escolher o que quer, nesse de hoje eu coloquei granulado e confete, mas tambem já fiz colocando pedaços de chocolate branco na massa, ficou muito bom tambem, ou seja coloque o que quiser, antes de "assar" ou depois :)


Observações:

1-  Ao colocar os ingredientes, coloque sempre colheres rasas, nunca cheias
2- A massa crua é um pouco mais mole do que de bolos normais, não ache que está errado e PRINCIPALMENTE não coloque mais farinha
3- A Caneca precisa ser de mais ou menos 300 ml pra mais, porque ele cresce bastante.
4- Mesmo depois de assado, assim que sai do microondas ele fica meio molinho, isso não significa que ele está cru.
5- Depois de pronto, se quiser, você pode dar uma molhadinha no bolo com leite mesmo ou com qualquer outra coisa
6-Você também pode desenformar o bolo para fazer algo mais elaborado (como rechear por exemplo), ele sai super rápido, só passar de leve a faquinha na lateral e sacudir a caneca que ele sai inteirinho: 




É isso, espero que tenham gostado da dica, é ótima pra fazer nesses dias tediosos de férias que sempre dá vontade de comer doce ou algo diferente, experimentem a receita e se tiverem algo a falar nossa FanPage está super aberta a isso, ainda não curtiu? Corre lá :)
Beeijos, Maria Clara